quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Mentira

16 de Outubro de 2009
Sexta-Feira - Dia de beber celveja :D
Escutando : Tracy Chapman - The Rape of The World




Já pensou nisso :

- O que passa em nossa cabeça quando mentimos?
- Porque fazemos isso?
- Porque isso parece necessário, protetor, inesperado, uma desculpa?
- Porque mentimos tanto?
- Porque fazemos isso com tanta frequência?
- Porque mudamos historias à nosso favor?
- Porque distorcemos palavras, frases, para que? Nós proteger?

Talvez o dia de hoje, me fez pensar, depois que fui acusado, quando senti a dor de entrar numa mentira de uma 3ª pessoa, pensei em revidar, mais não, deixei isso me dominar. A dor, a desproteção, todos os olhos se voltando a você, senti a maior necessidade de me defender, e não a fiz, deixei isso se tornar torturante, amargurante, algo penetrante. Eu me neguei me defender.

Quis sentir isso. (Não, não sou masoquista)

Foi quando, por um certo momento, senti nojo até mesmo de ser humano e saber que as vezes agimos assim, porque enganamos a nós mesmo e aos outros?
Uma certa fraqueza, uma necessidade de se auto-preservar pisando em cima de qualquer um, não importa, importa a nossa integridade moral momentanêa, os outros não devem ter uma pessima visão de você, tem que ser correto, normal, viril e acima de todo melhor do que todos.
Fracasso, maldita necessidade de querer ser melhor do que os outros.

- Porque isso?
- Porque pedimos tanto, porque louvamos fama?
- Porque queremos ser quem não somos?
- Porque não falamos a verdade, nua e crua?

O que realmente existe, o que realmente importa.

Dizem que muitas pessoas não estão preparadas para a real verdade dos fatos. Então, por que não contamos a verdade, e explicamos?
Pessoa as vezes gostam de ser tratadas como crianças mimadas, volateis em suas vontades. Nunca exatas, sempre movidas por vontades maiores, as suas e acreditar, ter a plena convicção que as pessoas a sua volta não tem uma pessima visão dela. Quer se sentir bem, em um grupo, protegido, quase uma tribo. E para ficar, nessa 'rodinha', digamos assim, acabam perdendo a propria essencia, se tornando totalmente nula. Torcendo todas as suas convicções e demais coisas que um ser humano deveria ter, mais ela ignora.
A mentira, é uma ilusão, projetada a mente dos outros, até vezes a nós mesmo. A nossa mente ao receber qualquer coisa é pesada, para ver se tem nexo ou não. Se não tiver, e parecer muito improvavel ou plausivel. Cancelamos e acreditamos que isso é uma mentira. Talvez usamos todo que nos foi ensinado para medir isso.
A pessoa que mente acaba criando um 'paraiso imaginario' e colocando pessoas dentro disso e fazendo com que elas compactuem a isso. Como uma propria ceita, é engraçado!
O problema que com o tempo, essa mentira acaba ganhando força e se tornando uma 'verdade' e todo mundo acaba acreditando nisso. Quase induzido, escutamos varias vezes acaba se tornando comum.
Cretino, absurdamente infantil. Vender uma coisa que nunca existiu. Somos enganados quase a todo tempo, com verdades que talvez sejam mentiras mascadas.

A mentira deve existir a mais tempo que a verdade.

Eu já to ficando doido de tanto pensar nisso. Acho que as vezes prefiro vestir o conformisto e fingir aceitar isso, do que empunhar a espada da realidade plausivel e sair pregando pelas ruas.
Esses pensamentos são meus, apenas compartilhados. As vezes da vontade de voltar pro mundinho de conto de fadas.

Bom dia a Todos!

6 comentários:

Comentador Fiel disse...

Isso se torna ainda mais interessante quando se sabe que é muito mais fácil, fisiologicamente falando, falar a verdade do que mentir.

Logo, por ser antinatural, deve se tratar de uma ferramenta evolutiva e de adaptação, de modo a ter mais chance de gerar descendência fertil.

O que nos leva a conclusão:

Mentimos para fazer sexo e ter filhotinhos.

Unknown disse...

Resumindo..

Mentira = Sexo ?

Verdade = Punheta?

Fato?

Anônimo disse...

Não acho que a mentira pode se tornar uma verdade, afinal as duas tem caminhos BEM diferentes.
A verdade começa dificil e termina fácil enquanto que a mentira começa fácil e termina dificil [na maioria das vezes]. Cabê a você escolher...

PS:Se mentimos pra fazer sexo, filhos são a verdadeira mentira em pessoa ou o resultado dela.¬¬

Unknown disse...

Querido Anônimo.
Referente a se tornar verdade, a propria mentira, eu apenas quis dizer no intuito que ela pode iludir tanto que acaba se tornando uma 'verdade'. Uma mentira disfarçada. Maquiada de verdade, mais nunca sendo uma verdade. Apenas um lobo disfarçado entre ovelinhas :]

Vc falou sobre isso, imaginei quantos de nós, podemos ser resultado da mentira.

@ Comentador Fiel

To ficando deprimido, vou escrever um texto um pouco mais sarcastico do que profundo.

Comentador Fiel disse...

E bem por ai mesmo anônimo.

O texto sarcástico é o próximo?

Unknown disse...

@Comentador Fiel

O texto sarcástico, é que eu vou postar hoje. O ultimo, que será o penultimo "Cores, Flores e Perfumes" escrevi antes de comentar aqui.